Estatuto Criança Adolescente

30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) comemora 30 anos de liberdade, respeito e dignidade a crianças e adolescentes.

O Estatuto da Criança e do Adolescente é o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Criado pelo Congresso Nacional, ele tem o objetivo de protegê-los integralmente. Através da Lei nº 8.069/1990, crianças e adolescentes têm direitos e deveres que garantem sua liberdade, respeito e dignidade.

Importante saber que são consideradas crianças as pessoas que têm até 12 anos incompletos e que o termo “menor”, que se referia à criança, é desconsiderado pelo Estatuto. Também é importante ressaltar que a falta ou a carência de recursos materiais não é motivo para a perda ou a suspensão do poder familiar. Toda criança tem direito a convivência familiar.

De acordo com o artigo 4 do estatuto, a família, a comunidade, a sociedade em geral e o poder público devem assegurar, com total prioridade, os direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.

Liberdade e inclusão

O ECA garante liberdade para crianças e adolescentes. Ter liberdade é poder ir e vir, além de estar em lugares públicos e comunitários, dar opinião e se expressar sobre os assuntos de seu interesse. É também ter uma crença e uma espiritualidade. Liberdade é brincar, praticar esportes e divertir-se. É participar da vida em família e da comunidade sem discriminação. E, também, é participar da vida política, na forma da lei, além de buscar refúgio, auxílio e orientação.

Segundo a Lei de inclusão, toda criança tem direito a ser respeitado quanto à cuidado físico, psíquico, moral, além de à autonomia, espaço e até a objetos pessoais.

O ECA garante também a dignidade de crianças e adolescentes. Toda criança tem direito a tratamento adequado, não violento e nem constrangedor. Crianças e adolescentes devem de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Essas não são formas de correção, disciplina, educação nem pretexto seja pelos pais, membros da família e pelos responsáveis e encarregados de cuidar deles, tratá-los, educá-los ou protegê-los.

Fazem parte ainda da proteção proibir a venda ou entrega, de qualquer forma, à criança ou ao adolescente de armas, munições e explosivos, bebidas alcoólicas; produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica ainda que por utilização indevida; fogos de estampido e de artifício, exceto aqueles incapazes de provocar qualquer dano físico; revistas e publicações contendo material impróprio ou inadequado a crianças e adolescentes e bilhetes lotéricos e equivalentes.

Sesc+ Criança Cidadã

O projeto do Sesc RJ conta com ações socioeducativas para crianças até 12 anos. Através de formas de experimentação do mundo, o objetivo é fortalecer a participação, a autonomia e o protagonismo da criança. Um jeito de ajudar na inclusão e socialização, garantindo seus direitos e seu exercício da cidadania.

Saiba mais sobre as iniciativas de Assistência do Sesc RJ clicando aqui.
Fique por dentro das novidades acessando nossas notícias!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a cultura da Baixada Fluminense com shows, oficinas e atividades gratuitas

Veja mais
Ana Marcela

Ana Marcela fica 11° na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

Veja mais

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais