
Dia do Cinema Brasileiro: Imagem em movimento
Vivemos num mundo cheio de telas e câmeras, pelo qual compartilhamos um universo de vídeos que nem sempre nos damos conta de que escrevem e contam um pouco da história de nossas vidas, daquilo que acreditamos, ou de um momento inesquecível. Mas é claro que nem sempre foi assim!
Há 124 anos, neste mesmo dia (19/06/1898), Afonso Segreto registra o que é considerada uma das primeiras imagens em movimento no país: a obra intitulada “Uma vista da Baia de Guanabara”, com imagens da entrada da baía. Ele estava a bordo do navio francês Brésil.
Esta data histórica é utilizada para comemorar o Dia do Cinema Brasileiro, apesar de outros registros cinematográficos também marcarem o início da produção cinematográfica no país e contarem o cotidiano fluminense como o caso dos filmes de Vittorio Di Maio: “Chegada do trem em Petrópolis” e “Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí”.
Hoje, inseridos nesse universo multitelas, é claro que a gente não abandona o prazer de estar numa sala de cinema acompanhando os lançamentos ou revendo grandes clássicos. Seja no telão ou na telinha, nosso Cinema é rico e variado!
Por isso, não deixe de acompanhar as sessões que acontecem nas unidades do Sesc RJ em todo estado através do projeto CineSesc. Clique aqui e confira a programação.
Cine Sesc
O Sesc RJ retomou este ano o projeto CineSesc, através do qual a instituição promove sessões de cinema gratuitas em suas unidades tendo como foco produções que tiveram pouco destaque no circuito comercial brasileiro.
E para comemorar esta data tão importante, que tal compartilhar conosco uma indicação de filme brasileiro que será lançado ainda este ano ou que você assistiu nos últimos dias por meio dos streamings?
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ