Dia do Folclore História da Cultura Popular e Folclore Brasileiro
Crédito: Getty Images

Dia do Folclore – Personagens de Lendas Brasileiras

Cultura nossa de cada dia. De vivências às lembranças, senso coletivo e identidade do nosso povo. Quais são nossas histórias e memórias afetivas de nossa Cultura e Folclore?

Por Vicente Costa.
Bibliotecário e Curador Literário

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A criação da data se deu por meio do Decreto n°56.754, assinado pelo presidente, Humberto Castello Branco, em 17 de agosto de 1965.

O dia 22 de agosto foi escolhido por meio de um marco importante nos estudos dessa área do conhecimento. Em 22 de agosto de 1846, o escritor inglês William John Thoms  teve um artigo publicado em uma revista inglesa sugerindo a criação da palavra “folklore”, argumentando que ela significava “saber tradicional de um povo”.

Personagens e lendas do Folclore Brasileiro
A Lenda da Iara, também conhecida como Lenda da Mãe d’água, faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de uma lenda folclórica de origem indígena, oriunda da região amazônica. Iara ou Yara, do indígena Iuara, significa “aquela que mora nas águas”. 

O Saci-pererê está sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho. Surge como um menino negro que possui apenas uma perna e apronta traquinagens. O termo “Saci” vem do termo tupi sa’si, que está relacionado a um pássaro, que é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê” (em tupi: matintape’re). Em 31 de outubro é comemorado o seu dia.

O Curupira é representado por um menino de cabelos vermelhos e com os pés virados para trás. O personagem é conhecido como o protetor da fauna e da flora. Do tupi guarani, o termo Curupira (kuru’pir) significa “corpo de menino”.

O Boitatá representa uma cobra de fogo, considerada a guardiã da fauna e da flora, implacável na caça daqueles que desrespeitam a natureza. A lenda do Boitatá é de origem indígena, e a palavra Boitatá, na língua Tupi-Guarani, significa cobra (boi) de fogo (tata).

O Boto ou boto cor-de-rosa é um dos personagens folclóricos que emerge dos rios na forma de um jovem bonito nas noites de lua cheia da região amazônica do país. Seu objetivo é seduzir as mulheres.

Leia mais em:
>> Agosto: Mês da Cultura Popular Brasileira
>> História da Cultura Popular e Folclore Brasileiro
>> Manifestações da Cultura Popular Brasileira

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais
Hugo Possolo, Raul Barretto e Nando Bolognesi - A CABEÇA DE YORICK - foto © Luiz Doroneto - 009

‘A Cabeça de Yorick’ chega ao último final de semana no Sesc Copacabana

Veja mais

Sesc RJ realiza campanha contra o racismo no Final Four da Champions League das Américas

Veja mais

Circuito Sesc Jazz & Blues 2025 chega a Barra de São João com grandes nomes da música

Veja mais