Cinema em casa
Crédito: Cinema em casa

Dicas de cinema: filmes para enfrentar a quarentena

Por Leandro Luz

Reunimos uma série de indicações de filmes disponíveis nas diversas plataformas de streaming, algumas com opção de “degustação” grátis. Aqui, sugerimos semanalmente um conjunto de obras voltado para todos os tipos de público.

A lista desta semana conta com sete títulos (um para cada dia!) que, de alguma maneira, recorrem ao fantástico em suas narrativas. Aproveite e se permita contagiar e viver dentro desses mundos fantásticos por algumas horas.

O Anjo Exterminador (1962)
Um casal da elite da sociedade aristocrata convida um grupo de amigos para um jantar em sua luxuosa mansão e todos se descobrem presos, mesmo sem que haja qualquer fator físico que os prenda naquele espaço. Enquanto os dias passam, todas as máscaras e convenções sociais vão desaparecendo, dando lugar aos instintos mais primitivos de cada um. O diretor Luis Buñuel é mais conhecido por suas obras surrealistas e este filme é certamente um de seus maiores clássicos. Disponível no Petra Belas Artes – À La Carte.

O Fantástico Sr. Raposo (2009)
No clássico do diretor Wes Anderson, o Sr. Raposo, cansado de seu cotidiano, planeja um roubo contra os três fazendeiros locais. Os fazendeiros, cansados de dividir as suas galinhas com a esperta raposa, buscam vingança contra ela e sua família. Esta é a primeira animação do diretor norte-americano. Na versão original, as personagens são dubladas por atores como George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray, Owen Wilson e Williem Dafoe. Disponível no Amazon Prime.

As Aventuras de M. Hulot no Tráfego Louco (1971)
O Sr. Hulot dirige seu carro de passeio pelo caminho de Paris a Amsterdã, de forma potencialmente desastrosa. Jacques Tati é um dos maiores diretores franceses da história do cinema e foi o criador deste icônico personagem, o Sr. Hulot. Tati manipula a realidade para conceber uma comédia frenética e arriscada. Disponível no Petra Belas Artes – À La Carte.

As Boas Maneiras (2017)
Clara, enfermeira solitária da periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana como babá de seu futuro filho. Uma noite de lua cheia muda para sempre a vida das duas mulheres. Juliana Rojas e Marco Dutra são alguns dos responsáveis pelo retorno mais frequente das narrativas fantásticas no cinema brasileiro. O filme competiu no Festival Internacional de Locarno e os seus diretores saíram com o grande prêmio do júri. Disponível no Telecine Play.

Quando Chega a Escuridão (1987)
O filho de um fazendeiro do interior, mesmo hesitante, se une a um grupo de vampiros após ser mordido por uma garota. A premiada diretora Kathryn Bigelow traz para o centro de sua ficção uma história de horror com muitos elementos de ação, como é característico em sua carreira. Disponível no Petra Belas Artes – À La Carte.

A Espuma dos Dias (2013)
Colin, um homem rico e criativo, batalha para encontrar uma cura para Chloe, diagnosticada com uma rara doença causada por uma flor que passou a crescer dentro de seus pulmões. Uma história repleta de fantasia dirigida pelo sempre inventivo e lúdico Michel Gondry. Disponível no Petra Belas Artes – À La Carte.

O Conto da Princesa Kaguya (2013)
Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por vários nobres. Ela envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Uma pérola da animação japonesa de Isao Takahata, renomado diretor que faleceu em 2018 deixando um legado imenso para o cinema e para a humanidade. Este foi o seu último longa-metragem. Disponível no Netflix.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a cultura da Baixada Fluminense com shows, oficinas e atividades gratuitas

Veja mais
Ana Marcela

Ana Marcela fica 11° na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

Veja mais

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais