Arraiá Sesc - Cultura Popular Brasileira

Manifestações da Cultura Popular Brasileira

Cultura nossa de cada dia. De vivências às lembranças, senso coletivo e identidade do nosso povo. Quais são nossas histórias e memórias afetivas de nossa Cultura e Folclore?

Por Vicente Costa.
Bibliotecário e Curador Literário

O nosso calendário cultural é formado por inúmeras festividades oriundas da cultura popular. Conheça um pouco mais da história de três grandes manifestações da cultura popular brasileira.

Folia de Reis
A Folia de Reis ou Dia de Reis, ou ainda Dia da Festa de Santo Reis como canta Tim Maia, é uma festividade geralmente realizada entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro. A festa é uma comemoração em alusão a tradição cristã do dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo recém nascido.

A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização. Durante os festejos, os grupos saem caminhando pelas ruas das cidades, levando as bênçãos do menino para as pessoas que os recebem. Os integrantes do grupo da folia de reis são: mestre, contramestre, donos de conhecimentos sobre a festa, músicos e tocadores, além dos três reis magos e do palhaço.

Carnaval
O Carnaval chegou ao Brasil durante o período colonial e manifestou-se, a princípio, por meio do Entrudo, um conjunto de brincadeiras e zombarias públicas provenientes da cultura portuguesa. Durante o século 19 esta prática que era realizada principalmente pelas camadas populares foi reprimida, enquanto a alta sociedade criava o Congresso das Sumidades Carnavalescas para desfilar nas ruas da cidade.

Ainda com a repressão policial, as camadas mais populares não desistiram de suas práticas carnavalescas. Ao final do século 19 foram criados os cordões e ranchos, espécies de cortejos com estética de procissões religiosas com manifestações populares e a participação de outros elementos da cultura popular, como a capoeira e instrumentos como grandes bumbos.

Destaca-se do começo do século 20, as marchinhas de carnaval e o samba, nos quais Chiquinha Gonzaga e Donga, com seu “Ô Abre Alas” e “Pelo Telefone”, consolidam a gênese de um novo movimento cultural.

Desde então, da década de 1920 até hoje, as Escolas de Samba são grandes difusoras da cultura e da inventividade criativa do povo brasileiro.

Festa Junina
Festas Juninas/Julinas são tradicionais festividades que acontecem durante os meses de junho e julho em todo país. foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos como São João e Santo Antônio.

Historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão.

Nas festas juninas no Brasil, são realizadas danças típicas, como as quadrilhas. Também há produção de inúmeras comidas à base de milho e amendoim, como canjica, pamonha, pé de moleque, além de bebidas como o quentão. Outra característica muito comum é a de se vestir de caipira de maneira caricata.

Leia mais em:
>> Dia do Folclore – Personagens de Lendas Brasileiras
>> Agosto: Mês da Cultura Popular Brasileira

>> História da Cultura Popular e Folclore Brasileiro

Fique por dentro das novidades do Sesc RJ acompanhando nossas notícias e perfis no Instagram, Facebook e YouTube. #Sesc RJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a cultura da Baixada Fluminense com shows, oficinas e atividades gratuitas

Veja mais
Ana Marcela

Ana Marcela fica 11° na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

Veja mais

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais