Sonora Brasil 2021

Sonora Brasil: a mistura de sons do nosso país

Apresentações artísticas e atividades formativas destacam a expressão da música brasileira. Em sua 23ª edição, o projeto valoriza a presença da mulher na música brasileira e a música dos povos originários do Brasil. 

O Sesc RJ recebe nos dias 1º e 2 de novembro, a 23ª edição do projeto Sonora Brasil. Mais uma vez, o projeto traz o destaque para o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memorias, através da expressão de seus autores e intérpretes.

Em decorrência da necessidade de distanciamento social, as apresentações e ações formativas que compõe o projeto ocorrerão integralmente por meio digital e poderão ser conferidas gratuitamente pelo público.

No dia 1º de novembro serão realizadas duas apresentações musicais no Youtube do Sesc RJ.

Às 18h30, o concerto “A Música dos Povos Originários do Brasil” traz a apresentação do Grupo Guarani Mbya Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã de Maricá/RJ.

Às 20h, as cantoras Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues se apresentam no concerto “Líricas Femininas: A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”.

No dia 2 de novembro acontecem as atividades formativas, por meio de palestras também transmitidas no Youtube do Sesc RJ.

Às 16h será ministrada a palestra “A Língua, a Trajetória, Música e a Cultura Guarani na Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã” com a presença da Cacica Jurema Nunes de Oliveira e Miguel Rogério Mirim, lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoá Ka Aguy Ovy Porã. O objetivo é mostrar a diversidade musical e estética dos povos indígenas e apresentar exemplos musicais com base em suas vivências cotidianas e ritualísticas e apresentar também novas perspectivas artísticas e sonoras de representação indígena.

Já às 17h, acontece a palestra “A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca” com as cantoras e pensadoras da arte, Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues. Ao tratar da presença da mulher na música brasileira, o Sonora Brasil aborda o viés sociológico da representatividade de gênero, dando enfoque à presença feminina no desenvolvimento da música brasileira a partir da voz tratada metaforicamente em seu sentido artístico (ser a voz) e político (ter voz).

O Sonora Brasil chega à sua 23ª edição com números que justificam o título de maior projeto de circulação musical do país. Os temas apresentados serão “Líricas Femininas – A Presença da Mulher na Música Brasileira”, que busca dar visibilidade à produção das mulheres, que por muito tempo foi pouco reconhecida e “A Música dos Povos Originários do Brasil”, que busca mostrar a diversidade musical e estética dos povos indígenas.

Programação

Sonora Brasil – Concerto “A Música dos Povos Originários do Brasil”
Dia: 1º/11 – segunda-feira
Grupo: Guarani Mbya Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã de Maricá/RJ
Horário: 18h30
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil – Concerto “Líricas Femininas: A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”
Dia: 1º/11 – segunda-feira
Cantoras: Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues
Horário: 20h
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil –  Palestra “A Língua, a Trajetória, Música e a Cultura Guarani na Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoa Ka’ Aguy Ovy Porã”
Dia: 2/11 – terça-feira
Palestrantes: Cacica Jurema Nunes de Oliveira e Miguel Rogério Mirim, lideranças da Aldeia Mata Verde Bonita – Tekoá Ka Aguy Ovy Porã
Horário: 16h
Youtube Sesc RJ

Sonora Brasil –  Palestra “A Presença da Mulher nas Rodas do Samba Carioca”
Dia: 2/11 – terça-feira
Palestrantes: Nilze Carvalho, Samara Líbano, Giselle Sorriso, Sylvia Duffrayer e Luana Rodrigues
Horário: 17h
Youtube Sesc RJ

Baixe aqui a programação completa do SONORA BRASIL 2021

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a cultura da Baixada Fluminense com shows, oficinas e atividades gratuitas

Veja mais
Ana Marcela

Ana Marcela fica 11° na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

Veja mais

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais