
Praça General Osório será reinaugurada com Chafariz das Saracuras restaurado e funcionando
Sistema Fecomércio RJ é um dos apoiadores da iniciativa.
Uma ótima notícia para os cariocas: depois de cinco meses em reforma, a Praça General Osório será completamente reaberta ao público nesta quarta-feira (3/8). A cerimônia marcada para as 10h contará com a participação do historiador Milton Teixeira. O ponto alto será o religamento do Chafariz das Saracuras, obra do escultor Mestre Valentim feita em 1795 e tombada pelo Iphan, que foi restaurada e estava sem funcionar há mais de cinco anos.
O projeto Revitaliza Praça General Osório é uma iniciativa do Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), que adotou o espaço junto à prefeitura do Rio e captou R$ 1,3 milhão em patrocínios para realizar a reforma através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Participaram como patrocinadores Fecomércio / Sesc / Senac RJ, BTG Pactual, Estácio e Supermercado Zona Sul. Desde sua fundação, em 2019, esse é o terceiro projeto de revitalização de espaços públicos entregue pelo ICCC aos cariocas. Os anteriores foram o restauro do Portão do Parque Guinle e o Parque da Catacumba, em 2020.
“Estamos muito felizes e realizados com a conclusão desse projeto. Restauramos um chafariz histórico e vamos entregar uma praça linda e modernizada. Queríamos ressaltar o apoio fundamental que tivemos dos órgãos municipais e da população”, diz a cofundadora do ICCC, Ana Luiza Piza.
“Esperamos que a partir de agora todos ajudem a cuidar mais desse local tão importante para o bairro e para a cidade e já vamos partir para novos projetos que ajudem o Rio”, completa Heitor Wegmann Jr., também fundador do ICCC.
A reforma incluiu novo gradil, paisagismo, mobiliário, parque infantil, academia da terceira idade, um novo parcão (área cercada para cães), nova sinalização (com totens, flags e mapa) e um circuito de câmeras de segurança ligado ao posto do Ipanema Presente, já instalado no local.
Revitaliza General Osório em números:
– Investimento de R$1,3 milhão
– 80 profissionais envolvidos
– 10.000 mudas de plantas e flores
– 10 novos brinquedos infantis
– 7 novos brinquedos no parcão
– 6 equipamentos de ginástica para a terceira idade
– 16 câmeras
– 6 postes
– 380 metros de cabeamento
O Revitaliza Praça General Osório contou com o apoio das secretarias municipais de Conservação e de Meio Ambiente, Subprefeitura da Zona Sul, Fundação Parques e Jardins, RioLuz, e do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Sobre o Instituto Carioca Cidade Criativa
Criado em 2019 por Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann Jr., dois ex-funcionários da prefeitura do Rio, apaixonados e comprometidos, o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) nasceu para ser o elo entre a sociedade civil, órgãos públicos e iniciativa privada, tornando viáveis projetos pelo Rio. “Nosso objetivo é formar uma rede colaborativa de apoio ao desenvolvimento urbano para tornar o Rio maravilhoso de verdade”, diz Ana Luiza Piza, cofundadora do ICCC.
Foi esse modelo das Parcerias Público-Privadas (PPPs) que permitiu na década de 80 recuperar o mais famoso parque urbano do mundo, o Central Park, em Nova Iorque. E até hoje devolve aos nova-iorquinos espaços abandonados, como o High Line, uma antiga linha elevada de trem que virou um jardim suspenso e é destino turístico desde 2009.
Cuidar, transformar, educar, devolver o espírito de cidadania da população. São muitos os benefícios que a transformação urbana proposta pelo ICCC já está fazendo pelos cariocas. E para as empresas parceiras é uma oportunidade de alinhar seus investimentos em projetos da agenda ESG – ambientalmente e socialmente responsáveis.
“Nos EUA e em outros países desenvolvidos o apoio de empresas a projetos como os nossos é algo cultural. Aqui no Brasil ainda estamos engatinhando, mas já demos os primeiros passos”, avalia Heitor Wegmann Jr.
Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTube, Instagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.