Crédito: Sleepless man in bed trying to fall asleep counting jumping sheeps. Count sheep for insomnia cartoon vector concept

Como manter uma rotina de sono saudável no período de isolamento social?

Com o dia a dia alterado, muitas pessoas têm relatado dificuldades para dormir. Confira algumas dicas para manter um sono tranquilo e regulado.

Uma boa rotina de sono é essencial para a saúde física e mental, mas com o isolamento social tem sido difícil para muitas pessoas dormir bem. Ansiedade, insegurança diante do futuro, acúmulo de tarefas dentro de casa e medo da Covid-19 são algumas das emoções que estão causando insônia em quem está há um mês em casa.

O estilo de vida que levamos influencia muito na qualidade do sono. E, se antes tínhamos o desafio de dormir bem diante da correria que os deslocamentos do dia a dia demandavam, agora o nosso desafio é educar o sono em meio à ansiedade gerada pela pandemia, que desencadeia um volume enorme de sentimentos e agita a mente.

A falta de um sono reparador tem consequências diretas sobre a memória, o aprendizado e o ritmo circadiano, que regula todo o funcionamento do nosso organismo e principalmente a produção hormonal. À noite, produzimos a melatonina, que atua como antioxidante, de forma reparadora.  É a noite também que nosso cérebro fixa todo o aprendizado adquirido ao longo do dia.  Já durante o dia, produzimos o cortisol, que nos mantém despertos e ativos, com energia. Se dormimos enquanto ainda está claro, ou com a luz acesa ou com a TV ligada, nosso corpo entende que está na hora de acordar, então não conseguimos dormir.  E durante o dia, vem a sonolência, dificultando até mesmo as atividades rotineiras.

Além disso, não respeitar esse ritmo e ter menos horas de sono do que o necessário, implica no desenvolvimento ou agravamento de algumas doenças, dentre as quais, a diabetes.

As recomendações de tempo de sono podem variar de acordo com a idade e as condições de saúde de cada pessoa, mas especialistas recomendam que a média para uma vida saudável é dormir em torno de oito horas por dia. Mas, diante de uma mudança drástica de rotina, como manter essa rotina?

Para quem está com dificuldades, listamos algumas dicas podem ajudar a regular o sono:

  • Use a cama apenas para dormir ou ler um livro.
  • Mantenha um horário para dormir, mesmo durante o isolamento.
  • Crie uma rotina: organize o home office, as tarefas domésticas e o cuidado com as crianças
  • Crie pausas para as refeições.
  • Exercite-se diariamente. Várias aulas online podem ajudá-lo a criar uma agenda de atividades.
  • Garanta condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto.
  • Durma no escuro total, evitando o até mesmo as pequenas luzes de stand by de aparelhos eletrônicos. Jamais durma com a TV ligada.
  • Evite excesso de álcool e cafeína.
  • Não coma excessivamente antes de dormir.
  • Desligue aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  • Evite ler notícias antes de dormir.
  • Busque dormir em um colchão confortável.
  • Use técnicas de relaxamento: respiração, meditação, alongamento.

Atividades que trabalham o corpo e a mente, como a meditação e ioga, também podem ajudar neste processo. Há inclusive aplicativos de meditação guiada para principiantes que podem ser úteis nesse período. Recorrer a um bom livro antes de dormir também pode ajudar a relaxar, assim como ouvir uma música bem calma e relaxante. Aproveite este período para criar novos  hábitos e deixar sua vida mais saudável 😊

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais
Argumenta

Argumenta: Sesc RJ promove oficina online sobre construção de personagens no roteiro audiovisual

Veja mais
Hugo Possolo, Raul Barretto e Nando Bolognesi - A CABEÇA DE YORICK - foto © Luiz Doroneto - 009

‘A Cabeça de Yorick’ chega ao último final de semana no Sesc Copacabana

Veja mais