
Como manter uma rotina de sono saudável no período de isolamento social?
Com o dia a dia alterado, muitas pessoas têm relatado dificuldades para dormir. Confira algumas dicas para manter um sono tranquilo e regulado.
Uma boa rotina de sono é essencial para a saúde física e mental, mas com o isolamento social tem sido difícil para muitas pessoas dormir bem. Ansiedade, insegurança diante do futuro, acúmulo de tarefas dentro de casa e medo da Covid-19 são algumas das emoções que estão causando insônia em quem está há um mês em casa.
O estilo de vida que levamos influencia muito na qualidade do sono. E, se antes tínhamos o desafio de dormir bem diante da correria que os deslocamentos do dia a dia demandavam, agora o nosso desafio é educar o sono em meio à ansiedade gerada pela pandemia, que desencadeia um volume enorme de sentimentos e agita a mente.
A falta de um sono reparador tem consequências diretas sobre a memória, o aprendizado e o ritmo circadiano, que regula todo o funcionamento do nosso organismo e principalmente a produção hormonal. À noite, produzimos a melatonina, que atua como antioxidante, de forma reparadora. É a noite também que nosso cérebro fixa todo o aprendizado adquirido ao longo do dia. Já durante o dia, produzimos o cortisol, que nos mantém despertos e ativos, com energia. Se dormimos enquanto ainda está claro, ou com a luz acesa ou com a TV ligada, nosso corpo entende que está na hora de acordar, então não conseguimos dormir. E durante o dia, vem a sonolência, dificultando até mesmo as atividades rotineiras.
Além disso, não respeitar esse ritmo e ter menos horas de sono do que o necessário, implica no desenvolvimento ou agravamento de algumas doenças, dentre as quais, a diabetes.
As recomendações de tempo de sono podem variar de acordo com a idade e as condições de saúde de cada pessoa, mas especialistas recomendam que a média para uma vida saudável é dormir em torno de oito horas por dia. Mas, diante de uma mudança drástica de rotina, como manter essa rotina?
Para quem está com dificuldades, listamos algumas dicas podem ajudar a regular o sono:
- Use a cama apenas para dormir ou ler um livro.
- Mantenha um horário para dormir, mesmo durante o isolamento.
- Crie uma rotina: organize o home office, as tarefas domésticas e o cuidado com as crianças
- Crie pausas para as refeições.
- Exercite-se diariamente. Várias aulas online podem ajudá-lo a criar uma agenda de atividades.
- Garanta condições ideais de temperatura, ruído e luz no quarto.
- Durma no escuro total, evitando o até mesmo as pequenas luzes de stand by de aparelhos eletrônicos. Jamais durma com a TV ligada.
- Evite excesso de álcool e cafeína.
- Não coma excessivamente antes de dormir.
- Desligue aparelhos eletrônicos antes de dormir.
- Evite ler notícias antes de dormir.
- Busque dormir em um colchão confortável.
- Use técnicas de relaxamento: respiração, meditação, alongamento.
Atividades que trabalham o corpo e a mente, como a meditação e ioga, também podem ajudar neste processo. Há inclusive aplicativos de meditação guiada para principiantes que podem ser úteis nesse período. Recorrer a um bom livro antes de dormir também pode ajudar a relaxar, assim como ouvir uma música bem calma e relaxante. Aproveite este período para criar novos hábitos e deixar sua vida mais saudável 😊