Turismo Social - Turismo Social - Região das Agulhas Negras

Turismo Social – Região das Agulhas Negras

Saiba mais sobre a região turística de Agulhas Negras, uma área cheia de história e belezas naturais, no sul do estado do Rio de Janeiro

A região turística de Agulhas Negras é formada pelos municípios de Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real, com outras localidades de destaque, como Penedo, Visconde de Mauá e Engenheiro Passos. Muito conhecida por sua vegetação exuberante e lindas cachoeiras, ela também abriga o primeiro Parque do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia que abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais.

Parque Nacional do Itatiaia

O Parque se divide em duas partes. Na parte alta, ficam o quinto pico mais alto do Brasil, o Pico das Agulhas Negras (2791 metros de altitude), e o Maciço das Prateleiras (2539 metros de altitude). Já na parte baixa, fica a sede do Parque, com ótimos locais para banho, como a piscina do Maromba e lindíssima cachoeira Véu da Noiva.

Penedo: um local charmoso e agradável

Penedo é um distrito de Itatiaia cercado de Mata Atlântica que atrai turistas por ser um local muito charmoso e com clima agradável. A cidade abriga a única colônia finlandesa do Brasil, que influenciou a gastronomia e arquitetura marcante do local. A Casa do Papai Noel e a Pequena Finlândia também são atrativos muito conhecidos e procurados especialmente na época do Natal.

Rezende: hotéis-fazenda e fazendas históricas

Resende é muito conhecida por abrigar a AMAN, Academia Militar de Agulhas Negras, que forma oficiais do exército. Parte de suas instalações, como o Museu Militar da AMAN, estão abertas à visitação do público. Ainda em Resende, na região de Engenheiro Passos também é possível encontrar muitos hotéis-fazenda e fazendas históricas do século XIX, assim como montanhas e paisagens de tirar o fôlego na APA (Área de Proteção Ambiental) da Serrinha do Alambari. Em Visconde de Mauá, outro distrito de Resende, é possível encontrar rios e cachoeiras de águas cristalinas, além de ser um ótimo local para a prática de esportes radicais como rafting, rapel e canyoning.

Quatis e Porto Real: recantos cheios de história

Quatis e Porto Real são duas pequenas cidades vizinhas cheias de história. As cidades são ligadas por uma bela ponte, que foi construída com uma estrutura trazida da Inglaterra. Porto Real conta hoje com a Casa do Imigrante, que destaca a influência da imigração italiana na cidade. O museu possui um acervo de fotos e objetos doados por esses imigrantes, a fim de preservar sua história.

Outra parte importante na história de Porto Real é a construção da primeira indústria local, autorizada por D. Pedro II. A fábrica foi construída com telhas trazidas da França e hoje o prédio original é um dos principais atrativos da cidade.

Na cidade de Quatis, um ponto turístico importante é a Fonte de Água Natural Antônio Jacinto Sampaio Filho. Ela é popularmente chamada como Fonte da Biquinha e é conhecida por ser o marco inicial da cidade. Quatis também atrai muitos visitantes que buscam produtos e artesanatos na Feira da Roça, que acontece na cidade mensalmente.

Gostou? Confira mais dicas do Turismo Social Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a cultura da Baixada Fluminense com shows, oficinas e atividades gratuitas

Veja mais
Ana Marcela

Ana Marcela fica 11° na etapa de Ibiza da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas

Veja mais

Projeto Consciências: curso preparatório mestrado e doutorado para pessoas negras e periféricas

Veja mais

19/04 – Dia dos Povos Indígenas

Veja mais