Artes Visuais cultura L

Insurgências indígenas: arte, memória e resistência

Compartilhe

A mostra “Insurgências Indígenas: Arte, Memória e Resistência” traz uma potente ocupação artística e simbólica conduzida por mais de 50 artistas indígenas de norte a sul do país, representando povos como os Tukano, Desana, Tikuna, Mbya Garani, Xavante, Karapotó, Tupinambá, Palikur-Arukwayene, entre outros.

Com curadoria de Sandra Benites (educadora, antropóloga, pesquisadora e ativista indígena) e Marcelo Campos (curador-chefe do Museu de Arte do Rio – MAR) e assistência curatorial de Rodrigo Duarte (artista visual e ativista socioambiental).

A exposição propõe valorizar, visibilizar e fortalecer as narrativas indígenas por meio da arte, da memória ancestral e da resistência e busca desconstruir estereótipos, refletir sobre o que é ser indígena num país tão complexo, e revelar a potência da arte como forma de levante artístico, político e poético.

*A programação pode ser alterada sem prévio aviso.