O Núcleo de Formação em Expressão Artística nasce como espaço de experimentação e pensamento sensível, articulando prática e teoria.
Em 2026, a unidade Sesc Cocotá, oferece o ciclo de encontros “Palavra expandida: poema e deriva”.
Seu primeiro encontro propõe investigar os desdobramentos da palavra poética para além da página.
A poesia é entendida como prática da atenção no cotidiano: trabalhar com o que está ao redor e ao alcance das mãos, transformando experiência, deslocamento e escuta em matéria de criação.
Serão 14 encontros entre 11/04 e 18/07/2026, aos sábados, das 14h às 17h, sob a mentoria de mentoria de Gab Marcondes de Luiza Leite.
Gabriela Marcondes é poeta, médica, artista, mestre em música. Possui formação em medicina (UFF), mestrado em música pela Escola de Música da UFRJ com a dissertação “Poesia sonora; entre o som e a palavra.
Luiza Leite é escritora, editora e pesquisadora, fez mestrado em antropologia no Museu Nacional/UFRJ e doutorado em literatura comparada na UERJ. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (ECO-UFRJ) com uma pesquisa sobre escritas performativas na poesia e em publicações de artista.
